Pastorais

Pastoral Catequética

 

 

Primeira Eucaristia  – Liceu Salesiano e Paróquia Auxiliadora

Informações importantes
– Idade: a partir de 10 anos
– Horário dos encontros: 18h às 19 horas
– Participação das crianças e catequistas na missa de sábado, 18h (no 2º e no 4º sábado do mês)
– Taxa: Informações na secretaria da Paróquia
Documentos necessários e materiais necessários
– fotocópia da lembrança de batismo;
– Se a criança na for batizada, trazer a certidão de nascimento;
– Livro “Mesa do Pão” – Paulinas (vol I). Encomendar na paróquia.
– Caderno, lápis e caneta.
Inscrições e informações
Diretamente na Secretaria da Paroquial ou informe-se pelo telefone:             (53) 3232-5119       (13h30 às 18h).
Horário dos encontrosa) Na ParóquiaQuartas: 15h às 16h30
Quintas: 9h às 10h30
15h às 16h30b) No Liceu Salesiano

Quartas: 18h às 19h15Taxa: informar-se na Secretaria Paroquial.

E ainda, onde diz: – Se a criança na = não for batizada, trazer a certidão de nascimento;

 

 

Pastoral do Dízimo

 

 

Una-se a nós!

Torne-se dizimista e seja participante ativo na construção do Reino de Deus!
O que é o Dízimo?
O dízimo é o reconhecimento de que tudo pertence a DEUS. Nós apenas administramos o que d’Ele recebemos. É uma profunda relação entre você e Deus. O dízimo é devolver a Deus uma pequena parte do muito que Ele nos dá. A graça de Deus não tem preço. Nem todo a dinheiro do mundo pode comprá-la. Portanto, o dízimo não é pagamento, mas sim devolução. O dízimo coerente é aquele que nasce e cresce pela fé. A plena conversão do cristão ao dizimo está na mesma medida e proporção de sua conversão em Cristo.
Com o que contribuo?
Com o dízimo, ajudamos a Igreja a cumprir sua missão, em especial a de evangelizar. Quem oferta o dízimo com consciência e fé torna-se evangelizador, mesmo que não possa ou não saiba anunciar a Palavra de Deus. O próprio ato de contribuir com o dízimo já e um ato evangelizador, pois a ação é um complemento da oração. Além disso, contribuir com o dízimo é ajudar a manter e cuidar da Igreja, a casa de oração da comunidade. É com o dinheiro do dízimo que se compram as velas para o altar, os cálices, os cibórios, os livros e folhetos litúrgicos, paga-se conta de luz, água, telefone, funcionários e tantas outras despesas. Portanto, o dízimo que você oferece vai se transformar em Evangelho, em remédio, em pão, em missão e colaborar na construção do Reino de Deus.
Como me tornar um dizimista?
Para se tornar um dizimista é muito simples. Preencha com seus dados, a ficha cadastral que está à disposição na Paróquia, entregue na Secretaria Paroquial. O dia da coleta do dízimo em nossa Paróquia será sempre no segundo final de semana de cada mês.
10 razões para me tornar dizimista:
 1 – Sou dizimista porque reconheço os dons de Deus em minha vida. (II Cor 9,7)
2 – Porque manifesto minha gratidão a Deus por tudo! (I Cor 4,7)
3 – Porque procuro retribuir ao meu próximo. ( Lc 17,16)
4 – Porque creio no que Deus diz através da Escritura. (Ml 3,10; Lc 21,1-4)
5 – Porque sou filho de Deus, n’Ele confio e espero. (Mt 6, 25-31)
6 – Porque deixo de ser egoista, à medida que partilho com os outros. (Lc 12, 16-21; Pd 4,8)
7 – Porque creio na vida comunitária fraterna,onde Deus está (Mt 18,20)
8 – Porque levo a sério a Palavra de Deus, que é Pai das misericórdias (Mt 25,40)
9 – Porque Jesus tranquiliza-me, dando-me a certeza de que é meu grande amigo (Jo 14,1-5; Mt 25,34)
10 – Porque desejo ver o evangelho pregado com eficácia, a Comunidade crescendo e Deus sendo glorificado! (Mt 28,19-20; Mc 16,15)
Oração do Dizimista
Recebei, Senhor, a minha oferta.
Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é apenas uma contribuição porque não precisais dela.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento,
pois se tenho algo, é porque Vós me destes.
Amém
Dízimo na Paróquia
Atividades da Pastoral do Dízimo
– A Missa do Dízimo acontece todo segundo domingo do mês (com referência em todas as missas do final de semana);
– Celebramos a vida de nossos dizimistas, em sua data de aniversário enviamos um cartão para saudá-lo;
– Campanha de conscientização: a paróquia está preparando uma série de ações para tirar dúvidas e explicar a importância do dízimo, para a vida e sustentação da comunidade de fé;
– Em todas as missas do final de semana acontece o “plantão do dízimo”. Nele, duas pessoas ficam na entrada da Igreja para acolher o dizimista. Elas auxiliam no recolhimento e cadastros de novos integrantes;
– Pode-se disponibilizar também a conta da Paróquia para dizimistas anônimos, ou para pessoas que desejam fazer uma oferta extra, além do dízimo mensal.

 

 

Pastoral Litúrgica

 

 

Animar a vida litúrgica em toda a Paróquia  para que a comunidade dos fiéis celebre com alegria e participativamente o mistério da Salvação vivenciado na proposta do Ano litúrgico.

A Pastoral Litúrgica tem como missão criar condições de escuta da Palavra, celebração da fé e da vida, partilha do Pão, encontro fraterno com Deus e com os irmãos; A união entre o seguimento das normas e orientações da Igreja com uma criatividade participativa é o critério para uma liturgia viva e dinâmica;

A reunião da Pastoral Litúrgica acontece quinzenalmente na quinta-feira. Se você deseja participar de uma equipe de liturgia, escreva um e-mail para nós: secretaria@paroquiaauxiliadora.org.br

 

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

 

Tem a missão de auxiliar o Padre na distribuição da Eucaristia, levar a comunhão aos doentes e idosos.

A Instrução “Fidei Custos” do Papa Paulo VI, de 30 de abril de 1969, “constituiu Ministros Extraordinários, para administrar a Sagrada Comunhão conforme o rito latino” (FC § 5) e estabeleceu as primeiras normas.

Além  de colaborar nas Santas Missas, os Ministros tem a bela missão de levar a Sagrada Comunhão aos doentes, proporcionando a eles um momento de conforte e Esperança ao receberem Jesus na Eucaristia.

 

 

Pastoral da Caridade

 

 

A pastoral da Caridade tem por objetivos atender algumas pessoas carentes da nossa comunidade, oferecendo-lhes auxílio em suas necessidades, tais como:  Alimentos,  realização do “sopão” que é distribuído entre as pessoas carentes cadastradas.  Distribuição de presentes no natal, cursos de pintura em tecido, tricô, crochê .

Você também pode ajudar o próximo com um gesto concreto! Procure a secretaria paroquial, faço uma doação de alimento para aqueles que tanto precisam.

 

 

Pastoral do Batismo

 

Batismo é o sacramento de entrada na comunidade cristã. É a semente da vida em comunidade. Como toda semente, o batismo deve ser cuidado, adubado, regado, para que cresça e produza frutos. O Batismo vai se “realizando” durante a vida toda. A vida inteira a gente vai se fazendo cristão. Daí a importância do testemunho da família, dos padrinhos, da comunidade cristã, que juntos, devem respirar cristianismo, para tornarem-se uma escola de fé e fraternidade. Portanto, os pais e padrinhos, ao pedirem o Batismo para a criança, devem preocupar-se com a formação humana e religiosa de seu filho ou afilhado.

A Pastoral do Batismo é uma preparação para o sacramento, sinal que, pelo poder do Espírito Santo, nos faz participar da família de Deus, que é a Igreja Missionária, para vivermos como verdadeiros filhos seus, irmãos entre nós. Tem como objetivo preparar os pais e padrinhos para o batismo de maneira responsável, consciente e participativa.

Curso de Batismo: Sempre na segunda sexta-feira do mês (exceto quando cai em feriado, quando é transferido para semana seguinte).

Dia do Batismo: todo terceiro domingo do mês às 11horas

Deixe um comentário