Juventude

AJSArticulação da Juventude Salesiana – AJS

O que é a AJS?

Trata-se de uma rede de apoio mútuo e articulação entre variados grupos de jovens, que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana e querem vivê-la.

Ela oferece aos jovens:

  • Um processo de crescimento humano e de formação da fé cristã com caráter educativo e missionário;
  • Um itinerário de formação desenvolvido dentro do grupo;
  • Vivência das relações interpessoais e intergrupais, valorizando a diversidade e a identidade de cada um;
  • Desenvolvimento de um processo organizativo pautado na participação e envolvimento dos jovens, leigos adultos e de toda a Família Salesiana;
  • Desenvolvimento das suas potencialidades pessoais, suas convicções e valores;
  • Oportunidade de inserção do jovem como membro atuante e ativo em seu ambiente, engajando-se em ações sociais, religiosas, de cidadania… dedicando parte de seu tempo à vivência de um ideal em favor do bem comum;
  • Experiência dos valores da espiritualidade Salesiana, conhecimento de Dom Bosco e de Maria Mazzarello, vivência das crenças e dos valores salesianos.

A AJS tem sua origem na predileção pela educação da juventude pobre ou em situação de perigo, vivida por Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello: ambos deixaram como herança o “Jeito salesiano de educar”, do qual nasceram várias iniciativas que, a partir de realidades e concretas e culturas diferentes, foram tomando feições específicas.

No ano de 2008 a Família Salesiana do Brasil comemorou os dez anos de existência da Articulação da Juventude Salesiana.

 

Oratório de Dom Bosco

O Oratório é a alma da Congregação Salesiana, um projeto social que atende jovens da comunidade. Iniciado em 08 de dezembro de 1841, é ainda hoje uma das melhores formas de educação popular da juventude.

O grande sonho de Dom Bosco, ao criar um Oratório, era ter um lugar onde os jovens pobres e abandonados pudessem encontrar uma família e um apoio.

Oratório Dom Bosco pode ser caracterizado como lugar de acolhida, de preparação para vida e espaço de convivência. Nosso lema: ”Formar bons cristãos e honestos cidadãos”. (Dom Bosco)

 

Movimento Diocesano Eterna Semente

Voltado para crianças entre 09 e 12 anos, o movimento organiza retiros para os pequeninos, ensinando e acolhendo na fé cristã. É animado por jovens que tem entre 14 e 25 anos, acompanhados por assessores adultos (casais). Você pode acompanhar suas atividades através do seguinte endereço: http://movimentoeternasemente.blogspot.com.br

 

ENJO – Encontro de Jovem para Jovem

Clique aqui, e saiba mais.

Deixe um comentário